A função dos disjuntores e fusíveis
Esses funcionam como chaves automáticas cuja a função é cortar a passagem de corrente elétrica quando esta for excessiva para circuito causando danos ao sistema. Portanto, a função dos disjuntores e fusíveis é desarmar em caso de sobrecarga, protegendo a instalação, pessoas e seus aparelhos conectados a instalação.
A diferença básica entre os dois sistemas de proteção é que os disjuntores permitem serem rearmados, já os fusíveis, uma vez atuados devem ser substituídos.
Esses dois sistemas de proteção, disjuntores e os fusíveis, devem atender as normas: NBR IEC 60898 e 60947-2 e NBRs 11840 a 11849, respectivamente.
Disjuntores: diferença entre curva B e C
Os disjuntores curva B são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiro, torneira elétrica, lâmpadas e secadora de roupas.
Já os dispositivos de curva C são utilizados para proteger circuitos de uma residência em que estão ligados cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc.
Tabela de capacidade de condução de corrente:
Cabo condutor de 1,5 mm² suporta sem aquecer 15,5 ampères.
Cabo condutor de 2,5 mm² suporta sem aquecer 21,0 ampères.
Cabo condutor de 4,0 mm2 suporta sem aquecer 28,0 ampères.
Cabo condutor de 6,0 mm² suporta sem aquecer 36,0 ampères.
Agora você já sabe como determinar o DISJUNTOR correto e fazer a escolha certa do cabo condutor (fio) que será utilizado na sua iluminação externa nos postes.
Para cada circuito somam-se todas as potências em watts e divide-se pela tensão em volts de alimentação, para descobrir a corrente em ampères.
Importante:
É preciso que as instalações sejam dimensionadas de acordo com a carga a ser utilizada.
Para estipular as cargas e sua distribuição é necessário recorrer a um eletricista profissional.