Tomadas TUG e TUE
Tomadas TUG e TUE

        Mas você deve estar se perguntando, por que não foi adotado um padrão universal?

Porque não existe esse padrão. Várias tentativas em todo o mundo, inclusive da entidade internacional de normalização do setor, a Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC, não foram adiante. Nem mesmo a Comunidade Européia – que já estabeleceu padrões únicos entre seus países membros – conseguiu. Vários países estabeleceram seus padrões próprios.

Quando as partes interessadas reuniram-se com a ABNT para definir o padrão a ser implantado no Brasil, aconteceram várias tentativas para que fossem escolhidos padrões de outros países. Porém, com o objetivo de evitar a dependência tecnológica de outros países, foi adotado um padrão próprio brasileiro.

 

               

 

         OBS.: Para viagens fora do Brasil, pode ser uma boa ideia, levar um adaptador de tomadas e seu cabo USB.

                          

 

        Mas também dependendo do local e estadia, pode ser que encontre uma tomada USB, para facilitar usa vida.

          

 

                                          TOMADAS TUG e TUE

 

     TUG: destinada à ligação de mais de um equipamento (não simultaneamente) e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem. Ligue o N no polo esquerdo da tomada e o R no polo direito. O PE segue diretamente para o polo central.

              

 

TUE: usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, micro-ondas, etc. Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso específico, a TUE, use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 15 A. Além disso, identifique no QD o número do circuito e a qual equipamento ele se destina. A instalação segue o mesmo esquema da TUG.

                                             

                            

                               

                               

 

                            SEMPRE TER CUIDADO COM ELETRICIDADE.

 

                      

 

 

 

                             

  

                             PREVENÇÃO É A MELHOR FORMA DE EVITAR ACIDENTES.